terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Rei e o poeta


Era lei, era decreto, era folclore, fosse lá o que fosse, o fato é que naquele reino o Rei, a Rainha e os Príncipes nao defecavam. E ninguém podia duvidar do fenômeno, sob pena de ser enforcado. Só eles, porém. Duques, arquiduques, condes, viscondes, marqueses e barões nao gozavam de tal privilégio. Faziam cocô como toda gente. E por que o Rei e sua familía se distinguiam nesse particular? O velho almanaque explicava: a parte de alimentos deles, que normalmente se converteriam em fezes, transformava-se em sangue azul do mais fino. Sangue azul desse tipo fidalgo nenhum poderia ter. Um poeta vindo de região longíqua surgiu na praça fronteira ao Palácio Real e declarou alto e bom som que também não fazia necessidades. Sua comida virava poesia. E ofereceu-se para fazer a prova disto à vista de todos. Inteirado, o Rei ficou furibundo e ordenou que levassem à sua presença aquele plebeu atrevido. O poeta saudou cortesmente o monarca (era muito bem-educado), pediu um pedaço de pão, mastigou, engoliu e imediatamente compôs um soneto negando a existencia de sangue azul. Dizia o verso final: Azul, só mesmo o azul de Mallamé.
(drummond de andrade)
(mallamé = foi um poeta cuja obra representa um marco na evoluçao da lírica moderna)

Vejo que Drummond conseguiu muito bem no seu conto, refletir algumas pessoas que ainda hoje acham que são diferentes, que muitas vezes por estar em um patamar mais elevado, se acham no direito de viver repreendendo os outros. Só queria lembrar a essas pessoas que somos todos iguais, de carne e osso, e que no futuro todos irão para o mesmo lugar, onde ninguém escapará dos sete palmos de terra.

SÓ FIQUEI PEOCUPADO COM O COITADO DO POETA QUE DESAFIOU O REI. QUAL FINAL SERÁ QUE TEVE ESSE HOMEM?


3 comentários:

  1. Definitivamente, Drummond consegue fazer e rir e chorar. De fato, esse tipo de pessoa existe e é triste que isso aconteça, mas, como você disse, todos nós, cedo ou tarde, passaremos pelas mesmas circunstâncias no fim de tudo.
    Obrigada pelo carinho. Fiquei muito feliz em saber que gostou do meu cantinho. Não tô com muito tempo pra ler teus outros posts, tenho aula jajá. Mas te prometo que quando tiver um tempinho vou dar uma lida em alguns posts antigos seus. Vou te seguir, tá?

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Drummond, Drummond, Drummond...aiai
    Somente suspirando pra tentar descrever a maravilha q é ele *_*

    q texto otimo *_*

    e de fato, tem gnt q acha q é alguma coisa, no final é menos que nada. mas é sempre assim.
    no dia que todos se tratarem de igual pra igual mtus dos problemas reais, existentes no brasil vão sumir.

    bjobjo

    (adoreeeeeeeei a nova cara do blog, tá super legal ^^)

    tô afim de fazer uma versao chico buarque do meu, to estudando essa possibilidade, vai ficar lindo *_*

    bjobjo

    ResponderExcluir
  3. Uau,
    adoreei teu blog!
    obrigado por seguir o meu,
    vou começar a passar aqui com mais frequencia também! :D

    beeijo :*

    ResponderExcluir