terça-feira, 4 de agosto de 2009

Cigarro VS Maconha


Cigarro e maconha, qual dos dois seria melhor, ou menos ruim, para ser consumido? Esse é um tema que chama bastante atenção do público, principalmente o mais jovem, afinal estamos falando da segunda e quarta (se for considerar apenas as ilícitas ela e a primeira) drogas mais consumidas no mundo. De um lado temos o produto de consumo mais vendido do mundo capaz de movimentar 300 bilhões de dólares anuais e do outro a droga, que mesmo sendo ilegal, estudos mostram que metade dos brasileiros já a experimentaram e que a quantidade consumida no país chega a ser de cerca de 700 toneladas por ano. Tanto o cigarro quanto a maconha possuem grandes potenciais destrutivos. Para termos uma idéia do poder do cigarro um estudo realizado por Ana Paula Araújo em novembro de 2007 indica que o cigarro causa cinqüenta vezes mais mortes que as drogas ilícitas, reduzem a perspectiva de vida de seu usuário em um minuto a cada minuto que estes passam fumando, mata um a cada dois fumantes e seis pessoas morrem por minuto por sua causa, dando um total de três milhões de pessoas por ano em todo o planeta e 300 por dia aqui no Brasil. O que faz com que o cigarro tenha estatísticas tão negativas é o fato de haver centenas de substâncias nocivas na composição do cigarro, entre elas estão gases tóxicos, pesticidas, mais de quarenta substâncias cancerígenas, inseticidas, entre outros. Alguns efeitos que o cigarro pode causar são: ardor na garganta, sudorese, hipertensão arterial, arritmia e câncer pulmonar. A maconha por sua vez, além do fato de ser ilícita, produz perda da capacidade cognitiva, causa ao pulmão o mesmo dano que cinco cigarros, segundo uma pesquisa realizada na Nova Zelândia, reduzindo o número de bronquíolos e prejudicando a função dos brônquios, além de fazer com que seus usuários tenham um risco 40% maior de sofrer algum tipo de psicose e causar outros danos como: sonolência, perda de noção de “tempo e espaço”, perda de concentração, tendência ao isolamento, impotência sexual, taquicardia, sede, náuseas, perturbações de estado emocional. Há até quem diga que os danos causados pela maconha são em grande parte causados pelo fato dele ser consumido de maneia artesanal e que algumas empresas já tenham até mesmo a parte de marketing pronta para caso a legalização da maconha se concretize o que mostra, ainda mais, o descaso dessas empresas com a qualidade de vida da humanidade. Apesar de estes dois produtos serem capazes de nos prejudicar de maneiras variadas, eles matam através do mesmo caminho, o vício. Este é o fator que pode fazer com que a decisão sobre qual produto cause mais dano não tenha valor, porque depois que o usuário se vicia pouco importa se no cigarro ou na maconha uma coisa é certa, se ele não procurar um tratamento médico especializado ele irá acabar morrendo.

Ass.Tiago Moura

25 comentários:

  1. de uns 4 dias pra cá, somente escuto falar de cigarro, e isso tem me feito refletir bastante sobre esse meu hábito (horrivel) q venho adquirindo, que é vontade de fumar sempre q bebo. é feio, é chato, fede, incomoda, e nao sei pq insisto em continuar, mas é como sempre acontece : a gnt sempre pensa q as coisas nunca vao acontecer com a gnt.

    mas é meu proximo passo, parar com essa frescura o/

    =D

    e ta otimo o blog, otimo os textos, todos informativos, todos fornecendo conteúdo. parabens pela mudança =D

    beeeeijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu nem sabia que maconha causava tanto mau assim, afinal a frase ceta é: é uma erva natural.
    Ainda bem que eu parei de usar e olhe que eu nem sabia de todas essas coisas viu.
    E em relação ao cigarro, eu fumo vey, mas eu sei que é idiota, é so uma droga de um papel enrolado com uns matinhos dentro que fodem você em todos os sentidos.
    Eu num diria que sou um fumante consciente, pq se eu eu relmente fosse consciente não fumaria, mas digamos que é um vicio que eu consigo até agora controlar.
    Todo mundo comete idiotisses na vida, no meu caso...

    Mandando muito bem nos post's ;D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse texto...bem coeso...e no quesito conteúdo muito bem estudado...parabéns...ass:obama..rs

    ResponderExcluir
  4. Fumar.. para quem não fuma horrivel .. para fumantes cigarro, a melhor coisa enventada no mundo .. ao mesmo tempo te relaxa e te mata .. mas nunca inventeram algo que da tanto prazer.

    Sou fumante e não tenho vontade de parar, mas tenho consiencia de que isso futuramente vai me matar.

    ResponderExcluir
  5. Uma substância contida na maconha pode ser utilizada no tratamento da esquizofrenia, com a vantagem de provocar menos efeitos secundários que as drogas antipsicóticas existentes atualmente, segundo um novo estudo.Embora a maconha possa produzir sintomas psicóticos, os cientistas acham que eles são causados principalmente por um de seus componentes. Outro, pelo contrário, amortece os seus efeitos e tem potencial terapêutico.

    ResponderExcluir
  6. Fumo ambos, prefiro a maconha , pois, é natural. Todos nós um dia iremos morrer,só estou adiantando o meu fim.Eu penso da seguinte forma : a maconha é uma coisa de Deus, pois, ela nasce como todas plantas, precisa de sol, água e tudo mais.Não foi criada em laboratório.Parar de fumar é fácil, difícil é voce querer..

    ResponderExcluir
  7. "Para termos uma idéia do poder do cigarro um estudo realizado por Ana Paula Araújo em novembro de 2007 indica que o cigarro causa cinqüenta vezes mais mortes que as drogas ilícitas"

    Fiz uma pesquisa no google sobre essa Ana Paula e descobri que ela é formada em letras e publicou este tesno no site info escola.

    http://www.infoescola.com/drogas/cigarro/

    Essa moça não citou nenhuma referência no texto.

    Não duvido que o cigarro seja ruim, mas não podemos negar que o texto dela é uma referência morta.

    ResponderExcluir
  8. Estupido, o tópico deve ter sido feito por algum careta, existem estudos cientificos que provam que a maconha é de LONGE a droga que menos faz mal,.... até a cerveja te mata mais que um back...
    enfim, leião a Wikipédia e não um blog, pq tudo isso aqui é a opinião de UMA pessoa e nao da CIENCIA!

    ResponderExcluir
  9. Vc só deve ter fumado um back antes de postar isso!!!

    ResponderExcluir
  10. http://sativanoescuro.blogspot.com/2009/09/historia-da-maconha.html

    ResponderExcluir
  11. A marijuana não é legal pois é foda pro governo cobra impostos sobre ela no mais não tão nem ai se o povo ta morrendo ou não importante pra eles é o dinheiro que eles ganham!

    ResponderExcluir
  12. Estou parando de fumar..
    Não sei se no futuro voltarei a fumar
    Só sei que hoje não vou fumar e amanhã vou acordar limpo

    ResponderExcluir
  13. Leiam o Wikipedia para saber a verdade sobre a Cannabis.
    "o que Deus nos deu, o homem não pode proibir"

    ResponderExcluir
  14. este texto e fraco com pouquissimo conteudo essa pessoa deveria c informar com mais detalhes antes de publicar uma merda dessas TATTOO

    ResponderExcluir
  15. kd as fontes cientificas?

    cannabis e menos prejudicial q CAFE, falta mta informaçaum pra vc, como falar de algo sem conhecer?

    ResponderExcluir
  16. devia estar chapado para falar que existe um estudo/pesquisa o qual fala que 1 baseado faz mais mal que 5 cigarros...(baseado natural ou comprado??)
    .... estuda mais , depois vc pote postar d novo

    diga não ao tráfico...

    plante!

    ResponderExcluir
  17. Nunca ninguém morreu de maconha/marijuana/cannabis, existem estudos que o provam!

    ResponderExcluir
  18. Para as pessoas que incistem em dizer que a maconha não faz mal eu só dou um alerta, eu já fumei maconha por mais de 4 anos, hj parei, mas n parei simplesmente por que me deu vontade, meu primo tem 24 anos e ele esta desesperado para largar a droga pois o seu medico disse q caso ele não pare de fumar a qualquer momento o seu coração pode dispara de uma tal forma q ele ira morrer na hora, depois que eu soube disso parei na hora e estou fazendo questão de escrever isto nesse blog prq tenho certeza de que quem ainda quer ter filhos e viver uma vida longa sem medos futuros e noias, tem que pensar melhor toda vez q fumar um 'beck'!

    abraço pessoal, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  19. hahha o que me chamou a atençao nesse blog foi os comentarios , pois estou passando po um momento na minha vida q posso fala dos 2 aqui pois eu era usuario do cigarro e da maconha e aleim disso estou fora do peso tensooo ~~ pois e parei no pronto socorro a pouco tempo des desse dia eo falei q nao ia fuma estou indo beim ; já teim quase 1 mes agora a maconha e dificil larga e ela teim alguns efeitos negativos sim como isolaçao nauseas ansiedade e tudo mais ! mais isso a gente supera acho muito melhor o que ela produz que alegria e muito prazer

    ResponderExcluir
  20. maconha é mais saudável erva natural o cigarret nao vai tanta coisa quimica mata barata produto de limpeza ja a maconha nao vem da natureza...

    ResponderExcluir
  21. certamente,cigarro é um lixo mais me relatem um causa de morte que nao seja em acidente mas uma causa de morte causada pelo excesso de uso de cannabis! tem estudos sobre isso tambem? ter tem so que nao há comprovações o qual há mortes pelo seu uso em grandes quantidades.Há mortes pelo seu uso irresponsavel isso de fato ocorre.
    pelo que eu li sobre,para uma pessoa morrer usando cannabis ela tem que fumar cerca de 350cigarros de maconha.Me diz quem dara conta de fumar isso tudo sendo que fumando 6 a pessoa ja quer durmir ??

    ResponderExcluir
  22. caro blogueiro.
    procure se informar melhor sobre o assunto antes de sair escrevendo textos que mais servem para discriminar os usuario tanto de cigarro como de maconha, que o cigarro faz mal todo mundo sabe, que a maconha causa dano todo mundo sabe tambem, mais pra deixar bem claro, a maconha nao vicia, pois nao contem nicotina, nem outras substancias que causam dependencia, ela é usada em combate ao cancer, anorexia, etc... Caso venha a postar mais desses seus textos procure ser um abrangente e fazer pesquisas mais concretas por que o wikipédia é pura enganação e informações mal organizadas, muitas vezes sem fundamento, nao estou fazendo apologia ao uso de nenhuma substancia, fumo cigarro e tambem fumo maconha e sei que se a maconha causa o efeito de 5 cigarros é melhor eu fumar um "baseado" do q uma carteira... obg

    ResponderExcluir
  23. Com certeza o autor do comentário é maconheiro !

    ResponderExcluir
  24. Li alguns comentarios, bacanas;! Na minha opnião nao existe vicio bom ou ruim Se mata mais ou menos!! Existe apenas vicios que mata Se você nao vicia em uma caisa vicia em outra, e só descobrimos que estamos viciados Quando tentamos parar seja qualquer coisa ...

    ResponderExcluir
  25. Kkkkkj e esse cara ai ta apologia kkkkk nem sabe oque ta falando Deve que tava doidão kkkk

    ResponderExcluir